domingo, 8 de abril de 2007

Nova Campanha do COEP BRASIL

Ajude na construção de um país sem fome e sem miséria p/ todos os brasileiros. Cadastre-se: http://www.mobilizadores.org.br/COEP
Não esqueça de informar que foi indicação de: jairpedrosa@uol.com.br
______________________
O que é o COEP?

O Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida - COEP foi criado em 1993, resultado do intenso movimento de mobilização da sociedade civil, liderado pelo sociólogo Herbert de Souza-Betinho, frente ao quadro inaceitável de pobreza instalado no país.

Reunindo cerca de 700 entidades distribuídas em 27 comitês estaduais, incluindo organizações públicas e privadas o COEP constitui uma grande rede de mobilização social, que incentiva iniciativas de promoção do desenvolvimento humano e social.

Preservando a autonomia e as lógicas empresariais de cada participante, o COEP articulou parcerias entre os mais diversos segmentos da sociedade brasileira, o que possibilitou experiências bem sucedidas através de projetos ousados e inovadores, voltados para a melhoria da qualidade de vida da população excluída.

Ao colocar na ordem do dia das entidades associadas, o debate sobre sua responsabilidade no combate à miséria, o COEP propôs uma mudança na cultura das organizações. Nesse sentido, estimula a ação conjunta entidade/empregados e a adoção de práticas administrativas que contribuam na construção da cidadania.

O COEP é composto por um Conselho Deliberativo - formado pelos dirigentes máximos das entidades associadas - e por uma Comissão Executiva, constituída por representantes técnicos das associadas, indicados por aqueles dirigentes.

Dentre as realizações articuladas no âmbito do COEP, destacam-se:

programas de desenvolvimento local
projetos de geração de emprego e renda, incluindo iniciativas na área de cooperativismo iniciativas de educação e capacitação profissional projetos voltados para jovens e crianças programas de mobilização social
Em 1998, ampliando sua proposta de ação, o COEP viabilizou a criação, de forma independente, do Centro de Tecnologia, Trabalho e Cidadania - Oficina Social.
A Oficina Social apresenta-se como uma incubadora de projetos, tendo por objetivos desenvolver conhecimentos, metodologias e tecnologias de práticas sociais, divulgar iniciativas bem sucedidas, formar recursos humanos, prestar cooperação técnica e alavancar apoios a projetos de promoção da cidadania.

Visando atender a seus objetivos o COEP, com o apoio da Oficina Social, vem implementando diversas atividades de mobilização, capacitação e divulgação.

- Atividades de Mobilização

- Prêmio Mobilização

- Pesquisa: Ação Social das entidades do COEP

- Semana Nacional de Mobilização pela Vida

Campanhas

Implementação de Projetos na Área Social

Banco de Projetos na Área Social - Mobilização
http://www.mobilizacao.org.br

FONTE: Portal da Rede Nacional de Mobilização Social
http://www.coepbrasil.org.br