quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Bela homenagem a Betinho dez anos após a sua morte

O filme "Três irmãos de sangue" presta homenagem a Betinho dez anos após a sua morte, o filme é ótimo.
Quem ainda não viu e gostaria de assistir, sugiro ir logo, pois deve estar para sair de cartaz. Em SP só no cine Unibanco Arteplex da R. Frei Caneca.


Veja o trailer no YouTube... (Dê dois clicks rápido para ampliar a imagem)


Filme presta homenagem a Betinho dez anos após a sua morte

Três irmãos de Sangue conta a história de três irmãos, três brasileiros, que fizeram da solidariedade sua grande arma na luta pela vida e que participaram dos principais acontecimentos que mobilizaram o povo brasileiro na segunda metade do século XX. (Hebert de Souza) Betinho, através de campanhas sociais de alcance nacional; (Henrique Filho) Henfil, através de seu humor instigante; Chico Mário, através da beleza de sua música. Hemofílicos, tiveram que aprender desde cedo a superar suas limitações. Mais tarde, por conta de transfusões de sangue, contraíram o vírus da Aids. O que não os impediu de seguir lutando a favor da vida e da liberdade.

Mais informações: http://www.tresirmaosdesangue.com.br/

6a. Edição do Festival Lixo e Cidadania acontece em Belo Horizonte

Este é um dos maiores Festivais do Brasil, que promove o encontro dos mais diferentes setores do poder público, empresarial, terceiro setor, universidades e sociedade civil, em especial dos catadores de materiais recicláveis e moradores de rua. O Festival propicia o intercâmbio de experiências e a busca de alternativas ao modelo atual de desenvolvimento sócio-econômico e ambiental, através de conferências, debates, oficinas práticas de reaproveitamento, exposições e feiras de produtos reciclados, tendo como ponto de partida as questões relacionadas aos resíduos sólidos urbanos e a inclusão social. Outro aspecto importante do Festival é a sua programação cultural. Oficinas para educadores e escolas públicas, apresentações teatrais de grupos formados por ex-moradores de rua e shows culturais com artistas que utilizam em seus trabalhos a reciclagem musical perpassam o evento, que convoca o público a participar.

O evento é organizado REDE DE ECONOMIA SOLIDÁRIA (Cataunidos); ASMARE (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Belo Horizonte), ASCAPEL (Associação de Catadores de Papel e Recicláveis de Betim), ASCAVAP (Associação dos Catadores do Vale do Paraopeba - Betim), ASMAC (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Contagem), APAIG (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Igarapé), COOPERT (Cooperativa de Reciclagem e Trabalho LTDA de Itaúna), ASCAP (Associação dos Catadores de Papel e Material Reciclável de Nova Lima), ASCAMP (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Pará de Minas), ASTRAPI (Associação dos Trabalhadores de papel e materiais recicláveis de Ibirité). Também pelo FÓRUM ESTADUAL LIXO E CIDADANIA: SEMAD – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, FEAM - Fundação Estadual do Meio-Ambiente, CREA-MG, DRT/MTE, ALMG - Mandato do Deputado André Quintão, INSEA – Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável, Movimento Nacional do Catadores de Papel, Comitê de Solidariedade e Cidadania dos Funcionários do Banco do Brasil, Pastoral da Rua - Regional II, DRS/BB, Depto. de Engenharia de Produção - UFMG, Depto. de Engenharia Sanitária e Ambiental – UFMG, Depto. de Psicologia – UFMG, Faculdade de Direito – UFMG, Faculdade de Direito – PUC Minas, Escola Superior Dom Helder Câmara.

Maiores informações: www.festivallixoecidadania.com.br

terça-feira, 28 de agosto de 2007

No Orkut: Comunidade Virtual do Fórum Mundial de Educação Alto Tietê


Comunidade Virtual do Fórum Mundial de Educação Alto Tietê.
Educação: Protagonismo na Diversidade
de 13 a 16 de setembro, com sede na cidade de Mogi das Cruzes.
acesse: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=37370376



Esta comunidade tem como objetivo divulgar o evento, compartilhar experiências, saberes e promover debates acerca das temáticas que serão trabalhadas no Fórum.
O movimento será iniciado com uma grande marcha cultural no dia 12 de setembro, veja detalhes e roteiros no site oficial.
Vamos todos participar dessa construção coletiva buscando Educação de qualidade como direito universal. Venha para o FMEAT e participe desta comunidade virtual com suas opiniões e dicas.
O AT é constituída por onze municípios (Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano).

Mais informações e inscrições
http://altotiete.forummundialeducacao.org/

domingo, 26 de agosto de 2007

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Encontro das Organizações do Terceiro Setor do Alto Tietê Pró-ADRAT

Atenção organizações do terceiro setor da Região do Alto Tietê.
A Comissão Pró-ADRAT – Agência de Desenvolvimento Regional do AT chama a todos para participarem de uma reunião para definição e indicação dos representantes deste segmento para compor o Conselho Superior da ADRAT.

Esta reunião será nesta sexta-feira, 9:00 hs. na sede da Secretaria do Fórum Mundial da Educação do AT na cidade de Mogi das Cruzes. ( veja o link do mapa e o endereço abaixo)

Próximas etapas da ADRAT:

Conforme o Art. 27 do estatuto a ser aprovado na AGO, deverá ser formado um Conselho Superior composto por 22 (vinte e dois) membros efetivos e 22 (vinte e dois) membros suplentes assim distribuídos:

I – 11 membros efetivos e 11 (onze) suplentes representantes do Poder Público, sendo 01 (um) membro efetivo e 01 (um) suplente de cada Município que compõe a ADRAT.
II – 11 (onze) membros efetivos e 11 (onze) suplentes representantes da Sociedade Civil:
Representantes de empresas privadas;
Representantes de serviços de apoio à micro e pequenas empresas;
Representantes de entidades, associações, instituições privadas de ensino, pesquisa e desenvolvimento;
Representantes dos trabalhadores e produtores locais;
Representantes da sociedade civil organizada em geral.

A distribuição proposta nesta reunião para representação de segmentos da sociedade ficou assim indicada:

1) COMÉRCIO: 5
2) AGRICULTURA: 2
3) TERCEIRO SETOR: 5
4) ENSINO SUPERIOR: 5
5) SINDICAL DOS TRABALHADORES: 4
6) INDUSTRIA: 5
7) TURISMO: 2

Para que a entidade e/ou organização seja declarada como sócia fundadora da ADRAT, esta deverá preencher uma ficha de associação com os dados completos (CGC, endereço) e enviar para a comissão Pró-ADRAT até a véspera do dia da AGO de fundação. ( solicite para desen.integracao@suzano.sp.gov.br o modelo desta ficha)

Mais informações da comissão Pró-ADRAT:
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Negócios, e Turismo de Suzano
R. General Francisco Glicério, 1334 – Centro – Suzano – SP 08674-002
Fone: 4742-5008 (r 28) / Telefax: 4743-1600
Email: desen.integracao@suzano.sp.gov.br


Deu no Mogi News: Suzano será sede da Agência de Desenvolvimento
Mogi News – Repórter BRAS SANTOS – 12/06/2007
Suzano será a cidade sede da Agência de Desenvolvimento Regional do Alto Tietê (ADRAT). A entidade, que será presidida por um representante da sociedade civil, terá a missão de elaborar e executar projetos que acelerem o desenvolvimento dos municípios e da região. O custo de manutenção da agência para cada prefeito do Alto Tietê e para as entidades da sociedade civil será definido até o mês que vem. Em setembro, a Adrat, com personalidade jurídica para participar de concorrências públicas, começará a desenvolver suas primeiras ações.

Serviço:
Reunião das organizações do Terceiro Setor do Alto Tietê:

Dia 24/08/2007
Hora: 9:00 da manhã
Local: Secretaria Executiva do FMEAT
Rua José Moreira Filho, 207
Mogilar - Mogi das Cruzes – SP
(11) 4791 3452 - 4791 3520

Veja o mapa:

Exibir mapa ampliado
Na véspera da reunião participe de um bate-papo sobre o Terceiro Setor e a ADRAT pela Internet.

Na quinta-feira, 22horas. Use seu Skype e acesse: https://skypecasts.skype.com/skypecasts/home
Buscar neste link a “Sala Adrat”

Saudações,

Jair Pedrosa

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Como formar um Clube de Trocas?

Este texto foi elaborado a partir das anotações de Carlos Henrique de Castro ("clubedetrocas" clubedetrocas@ig.com.br), animador do Clube de Trocas de Pedreira, São Paulo, e publicado numa Cartilha pela Associação para o Desenvolvimento da Intercomunicação, A.D.I de São Paulo, com a ajuda da Fondation France-Libertés, que anima e participa de clubes de trocas em Paris, França.
Veja o caminho para organizar um Clube de Trocas:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/EconomiaSolidaria/ComoMontarClubesDeTrocas#16_As_feiras_acontecendo_regular
Acesse também esta cartilha "Como organizar uma rede de trocas solidárias" em PDF:
http://twiki.softwarelivre.org/pub/EconomiaSolidaria/ComoMontarClubesDeTrocas/Cartilha_como_montar_clube_de_trocas.pdf

"Clubes de Troca são espaços onde a gente leva coisas para trocar e não precisa levar nenhum real, só o dinheiro do clube. É uma pequena feira, um mercado de tipo diferente. As pessoas levam para essa feira o que produzem e que poderiam vender e também anunciam em cartazes o que sabem fazer.

O princípio do clube de trocas é o seguinte: todos nós sabemos fazer alguma coisa: cortar cabelo, consertar um carro, pintar uma parede, tomar conta de crianças, dar aula de reforço escolar etc. E muitas vezes no terreno da casa da gente dá para plantar algum tomate, ou alface, ou até para ter umas galinhas botando ovos. A gente também tem muitas vezes em casa coisas que não usa mais, mas que ainda estão em um muito bom estado. Mas não temos como vender essas coisas. Não temos licença para vender na feira, ou no mercado, não temos escritório nem oficina montada, nem salão de cabeleireiro e nem temos onde dizer que sabemos ou que fazemos isto ou aquilo. O clube de trocas cria essa possibilidade usando uma moeda social em vez de dinheiro.

A grande descoberta desse sistema é que a gente pode trocar as coisas que leva para a feira por outras coisas que a gente precisa, sem usar nenhum real. Cada clube de trocas cria sua própria moeda. Ela pode ter qualquer nome que os participantes do clube escolham. No Rio de Janeiro chama "Tupi", no Ceará chama "Palmas", no Rio Grande do Sul tem o "Pampa Vivo", num bairro de São Paulo chama "Lua", em outro chama simplesmente "Bônus".
Em Mogi das Cruzes tivemos uma experiência de Trocas Solidárias em 2003 'tocada' pelo André Miami . Não deixe de dar uma visitada no site dele: http://miani.codigolibre.net/

HOPE (Visions of Whitefeather)


Tá na mão um SUPER VIDEO, indicação do Daniel Turi da ONG iBiosFera quem já viu sabe o quanto ele TOCA FUNDO em nossos corações e mentes !!!

Vale muito a pena baixar este vídeo e leva-lo em palestras, oficinas de
sensibilização e formação de multiplicadores !!!!

Vamos lá pessoal !!! Ainda dá tempo de fazer algo por este PLANETA !!
Eco-Abraços a todos !!!
JP
--------------------------------
Direção: Catherine Margerin
Visionary Willy Whitefeather
produced by Mary Mathaisell

"This animated visual film short you are about to see is a story of prophecy.
The story of man going down the wrong path, with one day the possibility of finding the path of peace and love. What we are seeing around the world with wars, genocide, diseases, climate change such as global warming, and potential earth changes that have been foretold by many seers and indigenous peoples. This is that story in animated visuals and soundtrack that will shake you to your roots. We must shift to this path, without hesitation".

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

MARCHA DE ABERTURA do FÓRUM MUNDIAL DA EDUCAÇÃO 12/09

Vamos todos participar desta grande Marcha pela educação e por um mundo melhor. Traga a sua bandeira, seu apito, seu instrumento musical, venha com a fanfarra toda, pode até lata ou panela... Vista a sua camiseta de sua ONG, seu time ou escola, ORGANIZE UM BLOCO na sua escola e venha participar desta grande passeata!
UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL!
Concentração da Marcha: 14 horas na Praça da Mariza, final com Shows no Ginasio Municipal de Mogi das Cruzes
O IDEHAT.ORG esta integrando a comissão de cultura do FMEAT

Ps.: Toda quarta-feira, às 14 hs. reunião da comissão de cultura e mobilização da MARCHA DE ABERTURA do Fórum. Na sede do FMEAT.
Rua José Moreira Filho, 207 – (esta rua fica em frente do supermercado Maktub)
Mogilar - Mogi das Cruzes – SP
(55 11) 4791 3452 - 4791 3520
Mais informações e inscrições para o FMEAT:
http://altotiete.forummundialeducacao.org/

FÓRUM MUNDIAL DA EDUCAÇÃO DO ALTO TIETÊ

Fiz uma Comunidade Virtual do Fórum Mundial de Educação Alto Tietê no ORKUT.
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=37370376
Esta comunidade tem como objetivo divulgar o evento, compartilhar experiências, saberes e promover debates acerca das temáticas que serão trabalhadas no Fórum.
O movimento será iniciado com uma grande marcha cultural no dia 12 de setembro, veja detalhes e roteiros no site oficial.
Vamos todos participar dessa construção coletiva buscando Educação de qualidade como direito universal. Venha para o FMEAT e participe desta comunidade virtual com suas opiniões e dicas.
A Região do AT é constituída por esses onze municípios (Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano).

Mais informações e inscrições:
http://altotiete.forummundialeducacao.org/
FÓRUM MUNDIAL DA EDUCAÇÃO DO ALTO TIETÊ
Educação: Protagonismo na Diversidade

de 13 a 16 de setembro, com sede na cidade de Mogi das Cruzes.