sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Fórmula 1: No Box da FERRARI

A foto aí do lado foi tirada no ano passado. Fórmula 1 me remete a infância em Interlagos. Morava praticamente em frente ao Autódromo, cresci pulando o muro para ver as corridas de carros e motos. Tive como amigo alguns pilotos: Dárcio dos Santos primo do Rubinho Barrichello. Na família o Piloto é meu irmão Marcelo que faz testes em automóveis. Hoje, F1 só pela TV mais ainda visito com freqüência a casa dos meus Pais na Av. Jangadeiro.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Conheça o Fórum Amazônia Sustentável

A Amazônia representa uma oportunidade única para que se alcance um modelo de desenvolvimento inovador e sustentável, com os devidos cuidados no uso dos recursos naturais, sem desperdícios e em benefício de todos, garantindo condições dignas de vida para suas populações, a valorização do seu patrimônio cultural e a conservação do patrimônio biológico.

Em face da relevância da região e da necessidade de um esforço intersetorial e suprapartidário baseado nas melhores premissas da responsabilidade socioambiental, foi criado o FÓRUM AMAZÔNIA SUSTENTÁVEL, com a missão de mobilizar lideranças dos diversos segmentos da sociedade, promovendo o diálogo e a cooperação para construir e articular ações, visando a uma Amazônia justa e sustentável.
Este Fórum baseia-se no diálogo entre diferentes, com a perspectiva de que a construção da sustentabilidade requer a cooperação e o equacionamento dos conflitos, no âmbito de uma agenda propositiva. Um pressuposto deste Fórum é que o desenvolvimento da Amazônia depende do ordenamento territorial que garanta os direitos coletivos de seus povos indígenas, comunidades quilombolas, populações tradicionais e ribeirinhas; e que cada grupo social nele se reconheça.
Para cumprir sua missão, o Fórum deverá desenvolver prioritariamente as linhas de ação descritas a seguir, as quais organizam e orientam a proposta inicial de agenda de trabalho disponível para consulta junto às organizações signatárias:
1.Mobilização da sociedade para o desenvolvimento da cultura da sustentabilidade e o controle social do mercado e das políticas públicas;
2.Fortalecimento do mercado de produtos e serviços sustentáveis;
3.Construção de compromissos de boas práticas produtivas;
4.Valorização do conhecimento tradicional e reconhecimento e garantia dos direitos de povos indígenas, comunidades quilombolas e populações tradicionais;
5.Estímulo ao desenvolvimento científico e tecnológico para a sustentabilidade;
6.Demanda de ações do Estado para ordenamento, regulação, fiscalização, monitoramento e proteção de direitos;
7.Proposição e demanda de Políticas Públicas de fomento e apoio ao desenvolvimento sustentável; e
8.Fomento ao diálogo entre as organizações e redes dos países amazônicos.
É hora de todos nós assumirmos a responsabilidade de juntar forças em um acordo urgente que envolva a coletividade para mudar a história recente da Amazônia em integração harmônica com outras regiões.

Eu já sou um signatário! A Revista Ética Social e este site estará replicando e divulgando em alto e bom som a defesa de uma Amazônia Sustentável.
Veja mais em: http://www.forumamazoniasustentavel.org.br/

domingo, 19 de outubro de 2008

O que é o movimento Bota Pra Fazer

Empreendedorismo brasileiro no movimento Bota Pra Fazer


Bota Pra Fazer é a versão brasileira do movimento global pelo empreendedorismo, que está mexendo com as pessoas do planeta. É a primeira vez que o mundo todo colocará o empreendedorismo em pauta simultâneamente!

O que é o movimento Bota Pra Fazer
O objetivo mesmo, é fazer com que empreendedores materializem possíveis ideias geniais que mantém em suas cabeças. É um movimento para chutar as cadeiras e tirar logo aquele seu projeto, produto, máquina ou serviço da gaveta. Vamos lá!

O movimento surgiu na Inglaterra, em 2004, quando o Ministro da Fazenda, Gordon Brown, sentiu que precisava estimular o espírito empreendedor, a inovação e a criatividade no país. 
Foi criada então, a Semana do Empreendedorismo, em que foram desenvolvidas diferentes atividades que estimulassem mais a atitude, e a colocarem suas ideias em prática.
Esse movimento migrou para outros países, causando grandes e bons efeitos. Agora, o mundo todo está engajado nesse movimento. No Brasil é o Instituto Endeavor que está encabeçando a coisa toda e convocando todos ao empreendedorismo.
As atividades promovidas giram em torno de:
Concurso de planos de negócios;
Competições de cases;
Premiações;
Palestras;
Eventos culturais;
Fóruns on-line;
Debates.
A Semana Global do Empreendedorismo
Nessa semana empresas e universidades do mundo inteiro vão promover seminários, workshops, debates, fóruns para estimular as inciativas de gente empreendedora. Serão estudos de casos, exemplos de gente que chegou lá, cursos, informações técnicas etc… TUDO DE GRAÇA.
De 17 a 23 de novembro
Como participar do movimento Bota Pra Fazer
Há duas maneiras de entrar no movimento; como participante e como empresa parceira. Informações e cadastro no site oficial: www.semanaglobal.com.br.

ÉTICA NA DEMOCRACIA

Recebi este email do colega de Rede da REBAL. Concordo contigo Hélio: Nossas ações éticas se materializam nos fóruns que participamos...

"A ética na democracia se materializa com atitude coerente no processo participativo, baseados em princípios e valores, com conceitos e diretrizes contidos na Agenda 21 e procurando atingir Metas do Milênio indicadas na Carta da Terra.

O capitalismo e o consumismo de bens supérfluos constituem sistema em crise permanente, que os governos insistem em administrar precariamente, mesmo com partidos políticos que emergem dos segmentos populares. Um processo de construção das sociedades sustentáveis parte do modelo de desenvolvimento econômico vigente e qualquer intelectual honesto se coloca em oposição à situação que se apresenta atualmente.

A democracia brasileira exterioriza contradições do movimento social e desafia cidadania para realidade complexa, na qual estamos inseridos. Mesmo considerando as limitações institucionais das Conferências e Conselhos, espaços que a cidadania conquistou devem ser ocupados pela sociedade e organizações que obedecem à lógica do Estado de Direito.

Os Fóruns e Redes se legitimam pela participação dos cidadãos, com os métodos diplomáticos e a maior convergência de opiniões. A ponte entre processos participativos e representativos exige equilíbrio, com a capacidade para encontrar composições, sem hegemonias ou imposições e negociando com ética na democracia."

Saudações sustentáveis,

Hélio Shimizu
Componente do Colegiado Paulista da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais (Rebal)

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Coletores solares no Brasil

Assista no Cidades e Soluções:

Coletores solares no Brasil

23 cidades e 3 estados brasileiros já aprovaram leis que tornam obrigatória a instalação de coletores solares para certos tipos de edificação. 1,5% dos lares no Brasil já substituíram o chuveiro elétrico por coletores. No Cidades e Soluções, você vai ver como esse equipamento vem mudando para melhor a vida no Brasil e na Alemanha.

Domingo, 12/10, às 21:30h, na Globo News

Horários alternativos
Seg 03:05, 08:30, 15:30
Qua 05:05, 17:30
Sáb 05:30

1º programa de TV neutro em carbono do Brasil

Assista aos vídeos do "Cidades e Soluções" no site!
http://www.mundosustentavel.com.br/globo.asp

NOVIDADE: Blog do Cidades e Soluções
Acesse: http://especiais.globonews.globo.com/cidadesesolucoes/

Blog: CASA EFICIENTE:
http://casaeficiente.blogspot.com/2008/05/coletores-solares-ii.html