quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Transmissão ao vivo do 1º Encontro de Blogueiros Progressistas


Encontro de blogueiros
Nassif faz show de abertura; Rede Brasil Atual transmite ao vivo na 6ª

Ouça também:
» Rádio Brasil Atual conversa com Leandro Fortes e Altamiro Borges

» A parte 2 da entrevista com Leandro Fortes e a capa da Época

Fórum Nacional de Reforma Urbana lança a campanha Olho no seu Voto

A campanha Olho no Seu Voto, do Fórum Nacional de Reforma Urbana, será lançada neste sábado pela manhã no sindicato dos bancários de São Paulo. A iniciativa, que tem apoio do Instituto Pólis, tem por objetivo obter o compromisso dos candidatos a cargos eletivos em relação a políticas públicas urbanas essenciais para que as cidades brasileiras sejam mais justas, equitativas e democráticas.

Se forem eleitos, os candidatos que assumiram o compromisso com a agenda da reforma urbana terão que prestar contas de ações no âmbito da defesa do direito à moradia digna e adequada, do transporte público de qualidade e do saneamento ambiental para todos, entre outros temas essenciais para as cidades.

Veja mais informações sobre a campanha no site do Fórum Nacional de Reforma Urbana.

Data: 21 de agosto de 2010
Horário: das 9h às 13h
Local: Sindicato dos bancários
Endereço: Rua São Bento, 403 - Centro

terça-feira, 17 de agosto de 2010

TV dos Trabalhadores (TVT) entrará no ar segunda-feira, dia 23, a partir das 19h.



A TV dos Trabalhadores irá ao ar pelo canal 46 UHF-Mogi das Cruzes, além de canais comunitários em todo o Estado de São Paulo e também pela NGT – a cabo. Inicialmente, a TVT terá uma hora e meia diária de produção própria, com um telejornal e dois programas de debates. Para o restante da grade de programação, foram firmadas parcerias com a TV Brasil e as TVs Câmara e Senado para retransmissão de reportagens especiais e documentários

Veja em que canais você poderá assistir a TV dos Trabalhadores:

Caberá a Rede NGT levar o sinal às cidades brasileiras e a Associação dos Canais Comunitários do Estado de São Paulo (ACESA) fazer a tevê chegar às cidades paulistas.

Estes convênios são necessários porque, neste início, as transmissões ficarão restritas à região do Alto Tietê. “Já pedimos ao Ministério das Comunicações autorização par montar uma rede de transmissão própria para poder levar nossa programação para outras regiões”, disse Valter Sanches, diretor de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo.

Onde sintonizar
Canal 48 UHF no ABC e Grande São Paulo.
Canal 46 em Mogi das Cruzes e Alto Tietê.
TV a Cabo no ABC - ECO TV- canais 96 (analógico) e 9 (digital) NET.
TV a Cabo em São Paulo – TV Aberta – canais 9 e 72 TVA (analógico) NET e 186 (digital) TVA.
E no site da TVT: http://www.tvt.org.br (disponível a partir do dia 23).

Clique AQUI nos arquivos PDF e veja quais são os canais que vão transmitir a programação da TVT

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

COMUNICA-AT no Ning vai mudar!



Olá pessoal, tudo bem?!
O NING, sistema que hospeda a comunidade do COMUNICA AT e a REDE AT, vai começar a cobrar seus serviços a partir do dia 20 de agosto.

Estou estudando e trabalhando no desenvolvimento de uma nova plataforma que não tenha um custo muito elevado e que melhore as funcionalidades da nossa comunidade.

Como ainda não finalizamos esse processo e, não queremos perder o contato com você, pedimos que preencha um rápido cadastro, clique AQUI

Em breve, enviaremos um convite para a nova comunidade!
Contamos com a sua compreensão e apoio para as ações DESTAS REDES SOCIAIS.
Acompanhe também as novidades pelo Twitter: www.twitter.com/jairpedrosa

Forte abraço e obrigado.

Jair Pedrosa
Skype ID: info-ong
http://twitter.com/jairpedrosa


Visite Comunica Alto Tietê AQUI
(comunicado enviado a todos os integrantes da Rede ComunicaAT)

TVT: Surge uma Nova Televisão

A história da TVT, primeiro canal aberto dos trabalhadores
Edição destaca inovações da nova mídia em construção e problemas da mídia decadente


Na reportagem de capa da REVISTA BRASIL ATUAL, Vitor Nuzzi conta como foi a conquista da TVT, primeiro canal da televisão aberta obtido por concessão pública para uma entidade dos trabalhadores. O projeto entra no ar em 23 de agosto, premiando 23 anos de persistência, numa batalha iniciada em 1987 pelos metalúrgicos do ABC e que hoje agrega sindicatos de várias categorias.

A expectativa é de que a TVT expanda para esse meio eletrônico a comunicação de massa inovadora que tem passado pelos blogs, as redes sociais, o amadurecimento dos produtos alternativos e a evolução de projetos como a própria Revista do Brasil e as experiências de rádio, jornais impressos e internet, agregados na Rede Brasil Atual.

Não por acaso, todos produtos da união de entidades dos trabalhadores que fazem da informação um dos expoentes do conceito de sindicato cidadão.

Leia a entrevista do mês com o professor Venício Artur de Lima AQUI.

Assista alguns vídeos da apresentação da TVT em Suzano na TV Ética-Social AQUI.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC apresentou a TVT em Suzano

Com o lançamento da TVT, a região e o Brasil poderão contar com uma programação social, educativa e voltada para o trabalhador.
A cerimônia de apresentação do canal aconteceu na noite de ontem na sede da Associação Comercial (ACE) de Suzano. A emissora é a 1ª outorgada a um sindicato de trabalhadores, já que foi concedida à Fundação Sociedade, Comunicação, Cultura e Trabalho vinculada ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
A previsão é que o canal transmita programações da região e do ABC Paulista. Para isso, um estúdio foi montado no Centro de Mogi das Cruzes. A programação será veiculada em duas frentes: no canal 46 e dentro da rede NGT.
Leia mais a matéria de Capa do Diário de Suzano AQUI.

Logo mais vou postar aqui as fotos que fiz desta apresentação, e para você que não pode ir na ACS aguarde...
Estou baixando os vídeos da apresentação da TVT no Canal Ética-Social.
São mais de 15 pequenos vídeos de mais ou menos 2 minutos, entre mais tarde e veja a explicação Valter Sanches, Diretor de Comunicação do Sindicato de cada programa que estão sendo preparados para entrar no Ar a partir do dia 23 de Agosto.

Veja no site da Prefeitura de Suzano uma matéria sobre o evento. http://www.suzano.sp.gov.br/

Não Percam:
Lançamento oficial da TVT no dia 23/08, segunda-feira no CEMFORPE de São Bernardo do Campos a partir das 18 horas., com a presença do Presidente Lula. AQUI

domingo, 1 de agosto de 2010

ADRAT e outras entidades sociais são convidadas para integrar a TVT

Às vésperas do lançamento do canal 46 UHF - Mogi, a diretoria da TVT se esforça para colocar a emissora no ar inclusive com o objetivo de atrair mais parceiros para o projeto – como outras categorias, partidos, movimentos sociais.

A ADRAT Agência de Desenvolvimento Regional do Alto Tietê fará parte da apresentação deste projeto no dia 04 de agosto, às 19h, na sede da Associação Comercial de Suzano.

CONVITE para apresentação da TVT:
dia 04 às 19 horas, na ACS, Rua Presidente Rodrigues Alves, 157, centro de Suzano.

Reproduzo o artigo de Lia Segre, publicado no Observatório do Direito à Comunicação:

Está marcada para 22 de agosto a estréia da TV dos Trabalhadores (TVT). A transmissão inaugural põe fim a uma espera de 23 anos, desde o primeiro pedido de concessão feito pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Será, também, um marco para a TV aberta brasileira. A TVT é a primeira emissora ligada a movimentos sociais a garantir seu espaço entre os canais abertos brasileiros.

Gestora da TV, a Fundação Sociedade, Comunicação, Cultura e Trabalho é mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, mas sua diretoria é também composta por outros grandes sindicatos da região. O peso da representação destas organizações e nem mesmo o fato de um ex-presidente do sindicato ter se tornado o presidente da República, entretanto, não foi suficiente para abreviar a longa espera pela concessão, nem diminuir as dificuldades para colocar a emissora no ar. 

A outorga foi concedida em 2005 e reserva o canal 46 UHF em Mogi das Cruzes (SP). A programação será ainda transmitida pela TV a cabo, através da Rede NGT e de algumas emissoras comunitárias. Além disso, a TVT terá toda sua produção disponível na internet e funcionará totalmente integrada com essa mídia. “A ideia geral é abrir acesso à TV a quem nunca teve”, afirmou Valter Sanches, diretor da fundação, fazendo menção à concentração da mídia no país.

Segundo ele, o orçamento da TVT será de R$ 400 mil por mês – na sua opinião, um valor “espartano, muito pouco para TV”. Para poder pleitear o canal, a fundação precisou de um aporte financeiro de 12 milhões de reais. Com isso, tem condições de se sustentar por dois anos. Segundo Sanches, a categoria decidiu, em congresso, investir na causa. Assim, todo o dinheiro utilizado para comprovar a saúde financeira da fundação foi dado por ela, e “não necessariamente será gasto”.

Parcerias

Antes de conseguir a outorga, a TVT era um acervo de 4 mil fitas guardadas em um escritório em São Bernardo do Campo e que documentam momentos da história do país desde 1986, quando a produtora foi fundada. Mais recentemente, começaram a ser produzidos alguns programas, que podiam ser acessados pela internet. 

A decisão de ampliar o alcance do projeto e transformar a TVT em um canal de TV foi determinação de congresso do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. “Há muito tempo a base decidiu entrar na disputa por uma concessão e ocupar espaço na luta pela democratização dos meios de comunicação”, comentou Sanches.

De início, a TVT terá uma hora e meia de produção própria por dia. A emissora produzirá um telejornal regional e programas semanais como Memória e Contexto (que utilizará o longo acervo audiovisual do sindicato), Boa Gente (entrevista com personagens que se dedicam ao coletivo), Coopera Brasil (sobre economia solidária) e o Click e Ligue, um programa que cobrirá as redes sociais e buscará disseminar o uso de novas e velhas tecnologias. O restante da grade de programação será preenchido por reportagens e documentários da TV Brasil e das TVs Câmara e Senado.

Internet

A TVT terá relação íntima com a internet. Todo material produzido estará disponível no portal da emissora, de modo que possa ser “envedado” automaticamente, ou seja, copiado livremente para outros sites, blogs, celular, redes sociais. Para esta finalidade, os conteúdos estarão disponíveis em formato grande e em pacotes de uma hora de programação. Já para a exibição online, os programas serão disponibilizados em partes menores, por exemplo, notícias separadas do telejornal.

Uma inovação são as possibilidades de comentários nas matérias e programas. O sistema aceitará comentários escritos, mas também comentários em vídeo, que podem ser gravados com webcam, e disponibilizados no site. A direção da TV estuda utilizar estes comentários também nas transmissões da emissora.

Outra aposta é nos blogs dos programas, que serão mantidos pelos repórteres, colunistas e colaboradores. Assim, informações que não entraram nas matérias de vídeo poderão ser detalhadas em texto. Além, disso, como tentativa de humanizar as matérias, os repórteres, cinegrafistas e outros profissionais que participam das coberturas serão entrevistados em algumas matérias, para darem um relato pessoal dos acontecimentos.
A equipe da TVT será composta por 70 profissionais.
Fonte: Observatório do Direito à Comunicação

Por que o trabalhador não pode ter uma TV?
Artigo de Sérgio Nobre, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Leia aqui.